terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Os justos evangélicos

Hoje acabei encontrando essa pérola na net. Na margem inferior tinha um nome de banda, ou ministério, que eu cortei porque o objetivo aqui não é atacar alguém, especificamente.
A frase é a releitura de um versículo no referido Salmo. O salmo fala sobre o "destino dos ímpios", e no final, após Davi rogar todas essas maldições aos seus inimigos, completa dizendo

"[...]Alegrar-se-á o justo quando vir a vingança; banhará os pés no sangue do ímpio. Então se dirá: Na verdade, há recompensa para o justo; há um Deus, com efeito, que julga na terra."

Essa imagem mostra a visão deturpada e anticristã impregnada no caos pós moderno que é o universo protestante. Existem dois motivos para que os coniventes com essa visão rasguem as palavras do Cristo que dizem seguir.
O primeiro motivo é a aceitação da doutrina sem fundamento da inerrância bíblica. Nessa visão bíblica deturpada do protestantismo tupiniquim, qualquer exaltação e desejo carnal de um personagem bíblico ou as conquistas bélicas dos hebreus são valorizadas e santificadas como exemplo a ser seguido, mesmo que apenas como metáfora. Não é preciso discutir aqui o fato dos evangélicos em geral terem aversão aos ensinamentos "radicais e fundamentalistas" de Jesus. No cristianismo evangélico, Jesus tem função ornamental.
O segundo motivo é derivado do primeiro: os evangélicos em geral interpretam de maneira literal (na verdade eles interpretam qualquer coisa como literal, na Bíblia) o trecho em que se diz que nós cristãos somos filhos de abraão. Por isso, o evangélico se sente mais JUSTO que os não-evangélicos, e mais uma vez joga no lixo a declaração (ou citação) de Jesus: "Não há um justo sequer."

O conceito de Justiça

Nas histórias do Antigo Testamento, enquadrava-se como ímpio qualquer um que não seguisse a lei dos judeus; assassinos, ladrões, corruptos, idólatras. Os que seguiam as regras do jogo, ou o conjunto de práticas e valores aceitáveis pela maioria conhecido como MORAL eram denominados justos.
Esse sentimento de superioridade moral fazia Jesus perder a paciência com a elite religiosa judaica, e atualmente ainda existe no meio cristão.
O salmo em si, na verdade, é de certa forma bastante ingênuo; não só por achar que há justiça nesse mundo, mas porque qualquer pessoa que queira dizer a Deus como Ele deve agir é ingênua. Ao contrário do que diz Davi no salmo, a injustiça prevalece no nosso mundo desde o sangue derramado de Abel. Há recompensa para o justo (ainda neste mundo)? Digam isso para os profetas do velho testamento ridicularizados e mortos. Diga isso para os mártires cristãos, diga isso para Jesus, que antes de ser crucificado andava pela palestina dizendo "Este mundo jaz no maligno." Não há justiça nesse mundo, e por isso Jesus nos ensina a superar o conceito de justiça; a dar a outra face ao invés de revidar. Todo o cristianismo se baseia numa recompensa após a morte; (até mesmo para os que têm fome e sede de justiça) mas o evangelho hedonista em vigor atualmente só prega conforto material; e ver esse rebanho de cegos guiando cegos no caminho da violência, da intolerância e do fanatismo usando o nome do mesmo Jesus que condenava tudo isso me faz pensar mais uma vez que ainda não há justiça nesse mundo.
Jesus veio para dizer que não há bom ou mau, e que não há quem precise mais ou quem precise menos da salvação Nele. Curiosamente, os únicos com quem Jesus perdeu a paciência, chamou de filhos do inferno, sepulcros caiados e recomendou o suicídio foram os da elite religiosa.
Jesus preferia andar com bêbados, prostitutas e ladrões do que com esse tipo de gente nojenta, o tipo de gente que se acha superior.
Aprendam o que significa "misericórdia quero e não holocaustos", seus crentes imbecis espalhados pelo Brasil. Pelo menos uma vez na vida meditem nas palavras de Jesus, vocês que falsamente dizem o seguir. Vocês que querem que Deus arranque os dentes dos "maus", busquem outra religião, porque o Deus de Jesus e nosso Pai não se submete aos caprichos da mesquinharia humana.

Assim disse Jesus,  pra quem não sabe:

"Foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu te digo: não revide a quem te faz mal. Ao contrário, ofereça a outra face" (Mateus,5:38/39)

"Evite discussões inúteis. Ao que quiser discutir contigo, dê-lhe a razão, mesmo que ele não a tenha" (Mateus, 5-40)

"Se alguém te obriga a fazer o que não quer, ainda assim faça com alegria a tarefa imposta" (Mateus 5-41)

"Sempre dê a quem te pedir e não negue a quem te pedir emprestado" (Mateus,5-42)

"Foi dito: Ame o teu próximo e poderá odiar teu inimigo.Eu digo: ame seus inimigos, faça bem a quem te odeia" (Mateus, 5-43,44)

"Ore pelos que vos maltratam e perseguem". (Mateus,5-45)

"Se amarem apenas os que os amam, que recompensa terão?" (Mateus, 5-46)

"Se saudarem somente os seus irmãos, que fazeis demais?" (Mateus 5-47)

"Sejam perfeitos, como é perfeito o Pai Celestial" (Mateus, 5-48)

"Façam boas ações longe dos olhos dos homens. Quem busca ser honrado pelos homens, não será honrado por Deus" (Mateus, 6-1)

Quando der esmola, não chame a atenção como fazem os hipócritas nos templos e nas ruas" (Mateus, 6-2)

"Quem faz caridade para ser glorificado pelos homens, já recebeu a sua recompensa. Não precisa de recompensa de Deus" (Mateus 6-2)

"Quando fizer caridade, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita" (Mateus 6-3)

"Teu Pai, que vê em secreto a tua caridade, te recompensará publicamente" (Mateus 6-4).

"Quando orar, não aja como os hipócritas; que gostam de orar em pé nos templos para serem notados pelas outras pessoas" (Mateus 6-5)

"Aqueles que querem ser admirados pela santidade, cantando louvores e orando pelas ruas, já receberam a sua recompensa" (Mateus 6-5)

"Quando orar, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai em segredo" (Mateus 6-6)

"Teu Pai, que tudo vê em segredo, te recompensará publicamente" (Mateus 6-6).

"Ao orar, não repita as palavras sem refletir sobre o sentido delas" (Mateus 6-7)

"Há quem ore muito, acreditando que apenas pelo seu muito falar serão ouvidos" (Mateus 6-7).

"Não imite aos que se dedicam a orar muito nos templos ou cantar louvores e orar pelas ruas para serem vistos pelos homens" (Mateus 6-8)

"Seu Pai sabe o que você necessita, antes mesmo que você o peça alguma coisa" (Mateus 6-8)

"Orem o Pai Nosso, a oração que eu os ensinei" (Mateus 6-9)

3 comentários:

Gil Costa disse...

Muito bom. É uma pena que a maioria de nós (e dos evangélicos) esteja tão certa da verdade de suas convicções, que não arrisquem dar um passo atrás e rememorar as palavras tão empoeiradas de Jesus.

Cláudio Costa Da Silva disse...

Parabéns pelo texto, o exemplo citado é comum principalmente nas letras de canções e sermões de vitória desta geração pobre de entendimento que interpreta a Bíblia pela Bíblia e não pelos atos de Jesus.
Vou repassar este texto a minha lista de amigos.
Graça e Paz!

Arnaldo Ribeiro disse...

REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós. – Regozijemo- nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

(MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

(MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem Imortal, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24x7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...

Postar um comentário