sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O Avassalador

'Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.'
Você pode dizer que é aquele ou aquilo outro, mas perto disso nem coça!


Cheguei à essa conclusão ao meditar sobre a obstinadíssima frase dita por Jesus, num dos seus momentos de mais intimidade com seus discípulos conforme o Evangelho de João. Perto da humilde petulância do Senhor, até mesmo a musica 'sou foda', dos 'Avassaladores' (que apesar de engraçada, era um dos maiores exemplos de prepotência do funk) não passa de um insignificante mimo de criança insolente, mas, após meditar sobre esses temas, vi uma certa semelhança entre eles, e, no batidão, a Palavra do Senhor foi revelada a mim.

A letra de 'sou foda' me faz lembrar os poemas de Salomão, carregados de temas sexuais e de fervorosas declarações de amor, que encontram solo fértil e inspiram muitas das musicas evangélicas, ilustrando por sua vez, um relacionamento de amor entre A Noiva e o Amado.

Apesar de muito cantadas, essas letras de amor parecer ter raso efeito em muitos corações. Eu mesmo já me comovi com muitas delas, mas poucas vezes me deixei ser transformado, ou apenas tocado de verdade por esse amor. Acostumados com as musicas baratas sobre relacionamentos (que em sua maioria são frustrantes), não conseguimos nos deixar levar para muito além quando o assunto é 'poesia romantica cristã'. Parece que o chaveco é fraco, dificilmente rola um clima... Difícil entender esse romance. Um ex-padre precisou dizer que "Deus não só me ama, como gosta de mim" pra que eu começasse a perceber isso.

- Pô, mas pera aeh... antes que você vomite, deixe-me explicar:

João (irônicamente, aquele que é citado no evangelho como 'discípulo a quem jesus amava') foi um dos apóstolos que mais bateu nessa tecla. Talvez, por causa de como veio a ser conhecido, seja um dos que mais experimentou esse amor ou dele teve revelação - definindo e julgando todas as pessoas, ele diz de maneira completamente preconceituosa que "Se alguém não ama, não conhece a Deus, pois Deus é amor!". COMO ELE PODE TER CERTEZA?!?!? NEM EXISTIAM CDS - LOVESONGs NAQUELA ÉPOCA!!!

Exatamente. João experimentou o amor pessoalmente. Na revelação viva daquele que é dito "Ser Amor."

Jesus foi chamado por João e pela maioria de todos os que se referem a ele como 'Senhor'. E, apesar de ter dito e mostrado que seu Governo não é dessa terra, é coroado como Rei dos Reis. No apocalipse, o relato da sua poderosa imagem faz gelar os joelhos e tira o sono de crianças (e alguns adultos também). Nos Salmos e profetas é aclamado como "Senhor dos Exércitos, O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra."!!!

-Toda essa conversa sobre senhorio e poderio e o cara não pegou numa pedra pra vencer???? Fala sério!!! O cara apanhou até de rabinos (RABINOS) e não fez nada? Morreu pelado, coroado com espinhos? Este é o seu Senhor?? É este 'O Valente mais forte' que expulsa o ladrão da casa?

Sim. Este (que ao lhe ser oferecido o poder sobre toda a terra em troca de uma adoraçãozinha ao diabo numa dupla tentação, lembrou-se de que o coração humano não se ganha verdadeiramente através da força, e por causa disso que havia despido-se de toda sua glória, tomando a forma de SERVO, fazendo-se semelhante aos homens) respondeu: -Ao Amor adorarás, e só a ele servirás.

Este é o Senhor. Pois seu governo não está nas coisas transitórias, que desmoronam e não resistem ao tempo e à corrupção humana. Mesmo vivendo em lugar um dominado pelo maior império da época, com maior poderio militar, seus seguidores diziam ter por Senhor um 'cordeiro'.

Ao se entregar como uma ovelha muda para a morte mais vergonhosa que um mestre poderia ter, ele deu seu golpe de estado. Absolveu e absorveu todas as culpas daqueles a que o negaram e assassinaram. Ao morrer, não pedia clemência ou um pouco mais de tempo para talvez uma vida mais feliz, mas entregou seu espírito tendo completa a sua missão impossível: amar os 'inamáveis'. Os odiosos, os despresíveis, os repugnantes, os não-atraentes. Aqueles a quem nenhum governo ou poderio bélico poderia subjugar e proteger. Aqueles a quem só se pode por sob seu serviço servindo. Aqueles a quem nenhum presente poderia cativar e atrair o olhar, exceto o amor, comprado pelo alto preço da própria vida.

Seu amor é destruidor. É um incêndio que consome. É uma enchente que lava multidões de pecados. Ele diz: "desafia-me, e eu te arrebentarei no chão. Abaixarei a tua guarda e te tornarei meu vassalo."

Seu amor é um governo ao qual todo joelho se dobrará, assim como foram os daqueles que o prenderam: sem violência.




-


Perto desse poderio, a fraca poesia evangelica e a sensualidade merketeira do funk não conseguem ir muito longe. Por isso foi dito que você não conhecerá a Deus se não conhecer o amor, assim como você foi amado por Ele primeiro.

Agora, independemente de quem você diz ser, você ousaria conhecer esse amor? Abaixaria a sua guarda?

Como o galã dos Canticos de Salomão ele se declara, e assim como o jão do digdin ele quer a tua atenção. Fará dancinhas muito mais criativas por apenas um olhar seu. Em todo o universo aos seus pés, nada lhe é mais precioso do que o seu amor, e nenhum lugar preferível do que estar ao seu lado.


'Todas que provaram não conseguem esquecer... o 'EU SOU' sinistro!




-


Para não focar só nas minhas palavras, ficam os sons aeh, para que de acordo com o sua preferência musical, você possa meditar e elevar o seu espírito na revelação do Amado.



Em um buzo, diogostozo - o fodinha* (*o servo não é maior do que o seu Senhor).

Sou Foda - Os Avassaladores
http://www.youtube.com/watch?v=RIBkK5X_3mo

Mensagem de Amor - Os Paralamas do Sucesso
http://www.youtube.com/watch?v=0BzPJKmcnaw

Tu És o Meu Amado - Nívea Soares
http://www.youtube.com/watch?v=Lh_xbWEocQM

4 comentários:

Dgstz! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
António Je. Batalha disse...

Meu nome é António Batalha, estive a ver e ler algumas coisas de seu blog, achei-o muito bom, e espero vir aqui mais vezes. Meu desejo é que continue a fazer o seu melhor, dando-nos boas mensagens , e falando daquilo que Deus tem feito em sua vida, que a graça e a paz de Jesus continue a ser derramada em sua vida, e o fogo do Espirito Santo continue a usar sua vida.
Tenho um blog Peregrino e servo, se desejar visitar ia deixar-me muito honrado.
Ps. Se desejar seguir meu blog será uma honra ter voce entre meus amigos virtuais, decerto irei retribuir com muito prazer. Siga de forma que possa dar com seu blog.
Deixo a minha benção e a paz de Jesus.

Érika Viana disse...

ow...a quanto tempo nenhuma postagem por aqui hein...cadê o povo?

Asca disse...

Ei Érika, estamos nos reunindo no facebook pra falar mal da vida e fazer piadas sobre o Felipoe.

Adede-me lá, que eu lhe adiciono no grupo. Abraço!

http://www.facebook.com/vieiracostagil

Postar um comentário